Friday, October 06, 2006

2/17/2006

Acerca do Senhor do Irão


É um louco. Mostra uma face de fanático religioso. É um gajo com alguma inteligência e admitamos, coragem. Governa um país, livre, república teorocrática. Apesar de ligados á religião, segundo a democracia ocidental, aquela pela qual nós nos regemos, têm liberdade de fazer o que querem, uma vez que são um país livre e independente tal como a Espanha, Itália, Estados Unidos da América ou até mesmo Israel. Parece-me assim incompreensivel que se queira PROIBIR um pais livre a possuir capacidades nucleares! o problema prende-se com a possivel utilização de esses mesmos recursos nucleares em armas nucleares. Meu Deus isso seria terrivel. E de facto é. ninguém presisa de ler o que quer que seja para ter um minimo de consciencia do que este tipo de armamento é capaz. E o problema prende-se ai mm. Se este homem que é um louco pode possuir este tipo de armamento tem de ser parado antes de o ter, porque depois "já ninguém o pode parar", então com que direito os outros paises o possuem? n representam também um perigo para a humanidade? n representam também um perigo para o meio ambiente? n representam também a sombra de um inverno nuclear decorrente da utilização (sempre) excessiva deste tipo de armamento?
Creio sinseramente que este problema acareta outro mais grave que ninguém parece querer ver: Se este homem tem de ser parado por puder vir a ter armamento nuclear, se Saddam quase pelas mesmas razões foi preso torturado e interrogado (e com razão, o homem realmente merecia-o), se os talibans foram expulsos do governo por afrontas aos direitos humanos (o que pff.. tenham dó, foram o proprio governo qe os detituiu a força que os pos no governo do afeganistao), e nenhum destes paises tinha causado "danos" fora do seu proprio territorio, então como poderei encarar o facto de um governo com poderio militar excessivo, armamento nuclear e guerras iniciadas em 3 paises estrangeiros no periodo de 6 anos, país que se vende a ele próprio como o expoente máximo da liberdade e democracia, que faz na mesma prisão iraquiana exactamente o mesmo ou pior que o governo tirano e sádicamente opressivo, possa sequer ter a vergonha de dizer que aquele louco do irão pode vir a ser um perigo para a humanindade?

1 comments:

Anonymous said...

bem, o ahmadinejad é um homem com visao e vejo o irao, como uma naçao com todo o direito a possuir energia nuclear, tal como nos, portugal ainda ha pouco tempo nos propusemos essa hipotese. o problema é que o irao é um estado muito instavel, tanto pode passar do pacifico para o guerreiro. todos sabemos que a principal fonte de energia destes paises do medio oriente é o petroleo, que n é eterno, ele ha-de acabar, e depois, vamos condenar estes paises á falta de energia?
esta na altura de pensarem em alternativas, a nuclear é uma delas apesar dos riscos que comporta.
tal nao foi a obcessao em atacar todo o medio oriente, que afinal o verdadeiro pergo estava muito mais perto, aos comandos de um ditadorzeco que precisa de usar saltos altos para conseguir chegar aos ombros dos guarda-costas, e que muito sabiamente pode operar as suas armas de destruiçao massiça debaixo do nariz dos states, enquanto estes se divertiam nas prisoes e palacios do medio oriente.
bom blog cabrita, ousado, mas aceitavel, e k tal umas fotos