Sunday, October 15, 2006

Complicadices

As pessoas custumam dizer que falar sobre a pena de morte é um tema muito controverso. Não vejo qual é o drama: é um acto criminoso. Se alguém é preso por matar alguém, se alguém é sentenciado á morte por ter morto alguém (p.e.), então a pessoa que assassina o criminoso, não é também ela criminosa por tar a cometer o mesmo crime?.

Em meu entender a pena de morte é estúpida; se é pa fazer sofrer quem é demasiado perigoso para viver em sociedade, então é bem mais lógico sentencia-lo á perpétua: sofre mais e demora mais tempo. Se é para retirar da sociedade um individuo perigoso, também a perpetua resolve o problema. Tendo consciencia dos erros e fraqueza dos actuais sistemas de justiça, o perigo de se matar alguém inocente é enorme, logo a sentença de morte é mais criminosa que o próprio criminoso, e, por isso mesmo, errada.

Qual o sentido então de exisitir a pena de morte? não lhe encontro outro motivo a não ser uma cómoda maneira de eliminar ameaças a um estado corrupto, vigilante e dictatorial. Criminoso e Perigoso ao povo que deveria servir. Constrange assim a liberdade de quem sob a alçada desses estados vive. Não serve por isso, para nada mais a não ser um modo criminoso de perpetuar uma tirania escondida. Irónicamente á vista de um mundo inteiro que ou participa nela, ou pura e simplesmente, não se interessa por ela. Até ao dia.

0 comments: