Wednesday, October 08, 2008

"o homem nasce naturalmente bom, a sociedade é que o degenera"

Que afirmação estúpida. Estúpida e idiota. O Homem não nasce nada. O Homem não é nada. O Homem é um bicho. Vem ao mundo estúpido e cego, agindo apenas por instinto. O Homem nada mais é que um livro em branco por onde os outros homens anteriores a si vão escrevendo, quer queiram ou não, conseguindo-o com mais ou menos sucesso. O Homem quando nasce não é bom nem mau, tais conceitos são-lhe simplesmente alheios, desconhecidos, incógnitos. A própria socialização é incógnita, algo que vamos, como qualquer animal, aprendendo através da tentativa e erro. A cultura humana vai-se criando e conseguindo através da soma do que já se conhece e sua ligeira alteração, brotando assim das brumas da consciencia o novo. Não há originalidade, apenas criatividade.

No entanto, e apesar da minha incapaz capacidade de percepção de que tudo isto é verdade, tão absoluta como qualquer dogma religioso quinhentista, questiono-me:

Como passámos nós da tabula rasa, do zero absoluto cultural, do macaco inconsciente, para o bicho vazio capaz de copiar a natureza e a partir daí criar um legado intelectual?

0 comments: