Friday, January 05, 2007

Velhotes

Isto pode ser uma ideia meio avant garde demais, quem sabe até um pouco inibidora de liberdade, mas sinceramente, acho que é o melhor que se pode fazer. Antes da revolta e escandalo que de certo vão fazer quando lerem, peço veemente que leiam com atenção e pensem se não fará sentido o que proponho. Obrigado!

 Muito sinceramente acho que os idosos deveriam ser todos internados e apenas saiam a rua com supervisão. Não digo fechá-los numa prisão, isso era injusto e inconstitucional! Proponho algo mais na onda de  um centro de dia, parecido aos que já existem hoje em dia, mas com caracter obrigatorio. A partir de certa idade, que ainda n pensei qual, os idosos eram internados num centro de dia, dependendo dos casos, em regime de internato ou não. Por uma simples razão: já não têm condições de viver sozinhos no mundo por eles prórpios, senão vejamos: sempre que há aqueleas noticias espantosas de alguem que andou 'n' quilometros na autoestrada em contra-mão, quem são os culpados? idosos. Quem se mete no meio da estrada feito maluco? idosos. Quem é burlado com uma frequencia quase diária? idosos. Quem mais necesita de ajuda de terceiros no dia-a-dia? idosos. Diram que isto é mau, um escandalo, que eles não aceitaram, que eles não gostarão, etc etc etc: as crianças também n gostam da escola, e metemo-las lá pelo menos 12 anos (quem sair antes é, no minimo, burro.). E sabemos por experiencia que é o melhor que lhes podemos fazer. Sinceramente, é a melhor coisa que 
poderiamos fazer aos idosos! Teriam companhia da idade deles, solucionava-se o problema da solidão. Fazia-se algo na onda das universidades sénior, eles cresciam nos seus ultimos tempos como pessoas e dava-se emprego a alguns milhares de professores desempregados, eram acompanhados diáriamente e mantinham a sua dignidade humana (deixava cá de haver velhotes a cheirar a velhotes, ficavam tdos asseadinhos), julgo, pessoalmente, que era um fim melhor do que morrer atropelado,  na miséria ou no sofrimento de estar completamente sozinho e/ou desamparado.

Talvez seja uma reforma social demasiado estranha, mas creio profundamente que era o melhor para eles, e para nós. A sociedade ficava, de facto, melhor deste modo.

Obrigado pela atenção.

1 comments:

Agregador said...

nao posso de todo concordar. um dia destes explico-te porquê, agora nao me apetece